eFestival - O palco mais digital da música Pular para o conteúdo


Instrumental

Inscreva-se

Canção

Inscreva-se

Curadores

Carlos Calado

Durante o período de 1986 a 1994 exerceu as funções de redator, editor-assistente, repórter e crítico de música, na redação do jornal “Folha de S.Paulo”, com o qual colabora até hoje, eventualmente. A partir de 2002 passou também a colaborar com o caderno cultural do jornal “Valor Econômico”. Foi repórter especial do site CliqueMusic (2000-2001), colunista do jornal mineiro “O Tempo” (1997) e da revista “Principal” (1995-1996), além de colaborar com as revistas “Bravo!”, “Homem Vogue”, “Cult”, “Carta Capital”, “Raça Brasil”, “Marie Claire”, “Showbizz”, “Audio News”, “Vogue”, “Bizz”, “Som Três”, “Mais Jazz” e a japonesa “Jazz Nin”, entre outras.
Editou e escreveu verbetes para a “Enciclopédia Itaú Cultural de Música Brasileira”, mantida online no site do Itaú Cultural (2001). Desde 2009 mantém online o blog especializado Música de Alma Negra. Atua na curadoria e coordenação de eventos musicais, como o “Tributo a Miles Davis” e “Mostra SESC de Música - Todos os Sons”. Participa de juris de prêmios e festivais, e comissões de avaliação, como editais do Banco do Brasil, Caixa Cultural, Programa Petrobrás Cultural, Projeto Pixinguinha, Festival Cultura Nova Música Brasileira, entre outros. Realiza palestras, cursos e debates, além de importante envolvimento no segmento de livros, cinema, TV e rádio, como consultor, editor, produtor, apresentador, redator e autor de diversas obras.

Ruriá Duprat

Maestro, arranjador, produtor, compositor e pianista. Estudou no Berklee College of Music ao ser contemplado com uma bolsa de estudos integral pelo renomado maestro e produtor Quincy Jones É autor e produtor musical da música de 18 longa metragens, 23 curta metragens e mais de 1000 fonogramas publicitários. Desde 1996 atua como pianista em festivais da Jazz na Europa, Asia e Estados Unidos. Já trabalhou com artistas nacionais como Lenine, Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, Seu Jorge, Ed Motta, Toquinho, Adriana Calcanhotto, Lulu Santos, entre outros.
Escreveu arranjos para diversas orquestras nacionais e internacionais, além de ser curador e presidente da banca de diversos festivais como o Samsung eFestival Canção e Instrumental. Além de reger e conceber arranjos para o CD “Acústico MTV” de Lenine, álbum vencedor do Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum Pop e reger o DVD “Live in Rio” de Diana Krall, seu trabalho como diretor artístico, produtor e arranjador com o trompetista americano Randy Brecker, no CD “Randy in Brazil”, lhe rendeu um Grammy Americano na categoria Best Contemporary Jazz Album, em 2009. Nos últimos anos tem atuado como coordenador artístico nas turnês brasileiras de Andrea Bocelli, para as quais também escreve arranjos. Atualmente, também tem escrito arranjos para a turnê internacional de Plácido Domingo.