Samsung E-Festival Instrumental

Samsung E-Festival Instrumental

Samsung E-Festival Instrumental - Revelação de Novos Talentos Musicais

Retomada da música instrumental

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

O pesquisador Zuza Homem de Mello aponta cena instrumental como a mais rica da música brasileira contemporânea

Em matéria ao Estadão, um dos maiores especialistas da música brasileira celebra a efervecência, fomento e o surgimento de novos talentos da música instrumental brasileira. 

Sua constatação é reforçada sobretudo por trabalhos de excelência lançados por músicos jovens ou ainda pouco conhecidos em um fluxo sem precedentes. Álbuns e projetos autorais ou de intérpretes que reforçam uma nova estatura da produção musical popular instrumental pelas mãos de guitarristas, sanfoneiros, contrabaixistas, pianistas, bateristas, violinistas, saxofonistas, trompetistas, percussionistas, vibrafonistas, flautistas, violonistas, bandolinistas.

São Paulo abriga o centro dessa nova produção. A noite, com uma música criada muitas vezes diante da própria plateia para nunca mais se repetir naquela mesma forma, se dá em casas como Jazz B, Jazz nos Fundos, Bourbon Street, Sampa Jazz, Ao Vivo, Teatro Commune, The Orleans, Tonton Jazz Bar, Casa de Francisca, All of Jazz, Madeleine, as novas Casa Natura e Tupi or not Tupi e em unidades e projetos do Sesc São Paulo. É mais do que se tinha há dez anos, mas ainda é pouco. “Ser músico no Brasil ainda é uma dificuldade, faltam lugares. A boa notícia é que, diferentemente de outros ramos, o Brasil tem uma música instrumental que vai muito bem”, diz o pianista Hércules Gomes, 34 anos.

 O projeto Samsung E-Festival Instrumental comemora esta conquista coletiva, sabendo que existe muito trabalho para se fazer e espaço para conquistar, mas com a certeza que a união da cena, o levante de novos artistas e a abertura da imprensa, casas de show e público para este segmento é uma resposta que estamos no caminho certo.
 

fonte: http://cultura.estadao.com.br/noticias/musica,estadao-escolhe-monta-os-grupos-e-leva-para-o-palco-talentos-da-nova-musica-instrumental,70001784267

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter